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Saúde

Esgotamento mental: o que é e como resolver

Esgotamento mental: o que é e como resolver
Arthur da NÜM 23 de Setembro de 2023

Já teve a sensação de que a cabeça poderia explodir de tanta informação a ser processada? Os dados mostram que essa não é uma situação isolada. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil se encontra hoje como o país com maior taxa de pessoas com ansiedade - o que se manifesta fisicamente em muitos como o esgotamento mental.

 

A sensação de exaustão mental não é restrita a uma faixa etária específica, podendo apresentar sintomas diversos em qualquer momento da vida adulta - com causa isolada ou um conjunto de fatores. 

 

Se identificou?

 

Reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre o esgotamento mental, incluindo seus sinais físicos, mentais, causas e formas de evitá-lo. Confira agora!

O que é o esgotamento mental? 

 

O primeiro passo para entender o esgotamento mental é saber que todo cérebro tem determinada capacidade de processar certa quantidade de informação. Com o dia a dia cada vez mais corrido da sociedade moderna, temos a tendência de sobrecarregar nossa mente, levando-a a um esgotamento. 

 

“Eu precisaria de pelo menos 30 horas em meu dia para conseguir fazer tudo o que preciso!”. Se você nunca disse ou pensou assim, provavelmente já ouviu alguém dizer. 

 

Demandas de trabalho, gestão de casa, mensagens no WhatsApp, problemas inesperados, exercícios físicos, cuidados básicos individuais, atenção à família e amigos, planejamento dos dias seguintes…tudo isso - e muito mais - em apenas 24 horas.

 

Quando ele ocorre, o esgotamento mental - ou chamado de cansaço mental - pode ter causas e sintomas diferentes. 

 

Enquanto algumas pessoas relatam ter a sensação de que o tempo nunca é suficiente para a quantidade de tarefas a serem realizadas, outras apresentam tendência à procrastinação. Como são muitas coisas a serem feitas, o cérebro não consegue se concentrar em uma só.

Sintomas do cansaço mental

  • Insônia, 
  • Dores de cabeça,
  • Hipertensão, 
  • Lapsos de memória,
  • Gastrite, 
  • Dificuldade para se concentrar, 
  • Baixa imunidade,
  • Crises de pânico,
  • Transtorno de ansiedade,
  • Depressão.

Outro ponto importante a ser distinguido em casos de esgotamento mental é se o contexto está relacionado a um episódio específico ou não. Isso porque situações como um divórcio, falecimento de pessoa próxima e/ou problemas financeiros podem ser gatilhos para a estafa do cérebro - que é sobrecarregado em um contexto extremo. 

 

Em outros casos, o esgotamento mental está relacionado diretamente a demandas do trabalho - o que, tecnicamente, configura o diagnóstico de Burnout.

Burnout e esgotamento mental

 

Também conhecido como Síndrome do Esgotamento Profissional, o Burnout acontece quando expomos nossa mente a um cansaço que vai além do limite do cérebro com atividades do trabalho. 

 

A síndrome foi recentemente reconhecida como uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS), passando a ser identificada através do CID-11 na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde. 

 

O fato mostra o cenário de crescentes casos da doença em todo o mundo, confirmado também através de números em diversas pesquisas recentes. Um levantamento realizado no curso de Psicologia da Universidade Feevale, por exemplo, revelou que 92% das pessoas questionadas sentiram aumentar a sensação de urgência para as demandas de trabalho com o uso das redes sociais e recursos tecnológicos.

 

Os números mostram ainda que 7% dos líderes entrevistados disseram estar sobrecarregados com demandas de trabalho mesmo fora do horário comercial. 

 

Seja pelo mercado de trabalho acirrado e tecnologia que, por muitas vezes, leva as demandas profissionais para dentro de casa, o que se vê é o crescente número de brasileiros que sentem as pressões se manifestarem no corpo e na mente - posicionando o Brasil atualmente como segundo país com maior número de trabalhadores afetados pelo Burnout de acordo com a International Stress Management Association (ISMA-BR). 

Dicas de como evitar ou resolver o cansaço mental

 

Seja como um tratamento quando o esgotamento mental ocorre ou maneira preventiva a ele, sabemos que a palavra de ordem para garantir a qualidade de vida sempre em dia é o equilíbrio. 

 

Conseguir equilibrar nossas demandas físicas e mentais diariamente fazem com que o corpo e o cérebro tenham energia suficiente para conseguir assimilar as informações necessárias. Em teoria já sabemos, mas como colocar em prática, considerando o contexto atual?

 

  1. Mantenha as atividades físicas regulares: encontrar uma atividade física que dê prazer e manter a frequência não traz benefícios apenas ao corpo. A prática libera diversas substâncias químicas que são benéficas ao cérebro e essenciais para evitar a estafa mental.

  2. Fortaleça sua mente: algumas vitaminas e minerais são capazes de dar energia e fortalecer o cérebro para ampliar sua capacidade de performance, como o triptofano, complexo B e o magnésio. A NÜM, por exemplo, possui suplementos naturais e aprovados pela Anvisa que reúnem em sua fórmula uma combinação desses e outros nutrientes para aumentar a capacidade de concentração, reduzir sinais de estresse, melhorar a qualidade do sono, entre vários outros benefícios. 

  3. Planejamento e produtividade: uma das melhores maneiras de encontrar o equilíbrio entre as diversas tarefas pessoais e profissionais no dia a dia é o planejamento. Organizar aquilo o que precisa ser feito dará a clareza do tempo necessário para cumpri-las e como separá-las a cada dia e horário. Na hora de colocar as atividades em prática, para potencializar o foco e produtividade, uma ótima opção é conhecer métodos como o Pomodoro e entender se a técnica se adapta bem à sua rotina e perfil. 

  4. Cuidado com a tecnologia: é fato que a tecnologia veio para somar em nossa vida pessoal e profissional. No entanto, assim como pode ajudar, ela também pode contribuir para o esgotamento mental. Desligar as notificações pode contribuir para que o cérebro consiga focar em uma coisa específica, sem que o celular interrompa.

São dicas fáceis e práticas, que certamente ajudarão o corpo e a mente a alcançarem seu máximo rendimento - sem que cheguem a um ponto de exaustão. Mas, lembre-se, não hesite em buscar ajuda profissional para contribuir nos cuidados com a mente sempre que necessário. 

E se você quer compreender melhor sobre o funcionamento do nosso cérebro, acompanhe o blog e redes sociais da NÜM para alcançar um novo patamar de performance!

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