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Manual do Suplemento: o que você precisa saber

Manual do Suplemento: o que você precisa saber
Arthur da NÜM 23 de Setembro de 2023

Suplementos estão em alta nos dias de hoje. Segundo a ABIAD, 60% dos lares brasileiros têm, no mínimo, 1 pessoa que consome algum tipo de suplemento nutricional.

 

No entanto, se você não é um nutricionista ou um médico especializado, pode ser difícil compreender o que está realmente acontecendo. Quais nutrientes são essenciais e quais não têm um impacto real? Todos os suplementos são iguais, ou há diferença entre suplementos de alta qualidade e os mais baratos na farmácia? E como você pode saber o que realmente esperar? Neste artigo, vamos aprofundar o que são suplementos, quais benefícios eles oferecem e se você deve tomar um suplemento.

O que é um suplemento?

 

Vamos começar com as perguntas fundamentais. Suplemento é um termo amplo - qualquer produto alimentar ingerido com o objetivo de adicionar um nutriente específico pode ser considerado um "suplemento". No entanto, em geral, quando falamos de suplementos, estamos nos referindo a comprimidos ou cápsulas que incluem qualquer combinação de vitaminas, minerais, extratos de ervas, antioxidantes, ácidos graxos - você entendeu a ideia.

 

Por que tomar um suplemento?

 

Micronutrientes, como vitaminas e minerais, são essenciais para uma ampla variedade de processos fundamentais no corpo e no cérebro, desde o metabolismo e a produção de energia até a função imunológica e psicológica.

 

No entanto, o problema é que, com exceção da vitamina D, não podemos produzir vitaminas por nós mesmos, então precisamos obtê-las através de nossa dieta. Historicamente, temos consumido uma dieta variada o suficiente para obter esses nutrientes essenciais e prosperar. Ou, para ser completamente honesto, simplesmente não fomos muito saudáveis - dietas medievais de papa e mingau coincidem com expectativas de vida de cerca de 35 anos. Os tempos mudaram.

 

Hoje em dia, como sociedade, estamos mais saudáveis, mas a proliferação de alimentos ultraprocessados, combinada com produtos frescos mais caros e menos tempo para cozinhar de maneira saudável, significa que muitos de nós (até 99%) não estamos obtendo os nutrientes de que precisamos apenas com a dieta. E mesmo se seguíssemos uma dieta perfeita, isso não necessariamente seria suficiente - a degradação do solo causada pela agricultura intensiva diminui o valor nutricional da terra em que os cultivos são cultivados. Isso significa menos nutrientes para nós.

 

Então, em vez de permitir que sua ingestão de nutrientes diminua, muitas pessoas estão recorrendo aos suplementos para fornecer um impulso à sua dieta.

 

Quais são os benefícios de tomar um suplemento?

 

De forma direta, eles podem ajudar as pessoas a se manterem saudáveis. Nenhum produto alimentar deve ser considerado com qualidade medicinal - eles não podem curar ou prevenir doenças -, mas podem contribuir para o funcionamento saudável e normal de praticamente todos os processos fisiológicos em seu corpo.

Alguns exemplos de nutrientes e os processos que eles ajudam incluem:

  • Ômega 3 EPA contribui para a saúde normal do coração.
  • Ômega 3 DHA é essencial para a função cerebral.
  • As vitaminas do complexo B desempenham um papel crucial no metabolismo cerebral e na manutenção da saúde do sistema nervoso, afetando a função cognitiva e emocional.
  • A vitamina D é essencial na manutenção de ossos e dentes fortes e saudáveis.
  • A Coenzima Q10 tem um papel importante na produção de energia celular
  • A Fosfatidilserina contribui para a saúde das membranas celulares, incluindo as células cerebrais, e é conhecida por melhorar a função cognitiva e a memória.
  • A vitamina B12 e o ferro apoiam o metabolismo energético e regulam o cansaço.
  • A Curcumina possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que podem proteger o cérebro contra danos causados pelo estresse oxidativo e inflamação, potencialmente melhorando a função cognitiva.
  • O Magnésio é essencial para a função nervosa e muscular adequada, incluindo as funções cerebrais, como a transmissão de sinais neuronais.
  • A Taurina apoia a saúde cerebral ao proteger as células cerebrais contra o estresse oxidativo e desempenhar um papel na regulação da função neurológica.

Essa já é uma lista longa, mas poderia continuar indefinidamente.…


Importa qual suplemento eu tomo?


Em uma palavra, sim.

Suplementos de alta qualidade, respaldados pela ciência e consumidos diariamente, podem ser úteis para manter níveis saudáveis de vitaminas e minerais essenciais. Infelizmente, nem todos os suplementos são iguais.


Como identificar um suplemento de qualidade


Escolher um suplemento pode ser avassalador - existem literalmente milhares de marcas para escolher. Estas são as perguntas a serem feitas.

1 - Quais nutrientes ele contém?


Primeiro, o que está incluído? Ele possui uma variedade abrangente de nutrientes? Estão todos em quantidades significativas, ou há apenas o suficiente para poder listá-los no rótulo?

 

Alguns nutrientes, como o ômega 3, muitas vezes são deixados de fora por multivitamínicos baratos porque vêm na forma líquida. Sem uma cápsula de barreira dupla, isso pode interferir com os outros nutrientes.

 

Outros nutrientes, como o magnésio, inibem a absorção de outras vitaminas e minerais, então não devem ser incluídos em um formato multivitamínico. Vitaminas solúveis em gordura devem ser ingeridas com um óleo de algum tipo. Todas essas considerações, e mais, valem a pena.

 

2 - Quais são os compostos específicos que eles usam?

Os nutrientes vêm em muitas formas diferentes, e a maioria das pessoas não sabe a diferença. Isso é compreensível - você não é esperado para conhecer a diferença entre cianocobalamina e metilcobalamina (duas formas comuns de vitamina B12).

 

Mas essas formas importam. Elas interagem de maneira diferente com o sistema digestivo e a bioquímica do nosso corpo, então algumas são muito mais fáceis de absorver e, portanto, de obter os benefícios do que outras. Isso é chamado de biodisponibilidade, e em geral, você sempre quer garantir que está obtendo uma forma biodisponível do nutriente. Caso contrário, você está apenas desperdiçando dinheiro.

 

3 - O que mais está incluído?

 

Muitos multivitamínicos e outros suplementos contêm mais do que você esperava. Seja açúcar adicionado, corantes ou sabores sintéticos, preenchedores, agentes aglutinantes ou até mesmo resíduos do processo industrial, é algo para se estar ciente. Por exemplo, o dióxido de titânio foi considerado inadequado para consumo humano em 2021, mas algumas empresas sem escrúpulos ainda o incluem (é uma maneira barata de fazer com que o comprimido fique branco brilhante).

 

4 - É respaldado pela ciência?

 

A nutrição é uma área complexa da saúde e, embora existam muitas pesquisas excelentes por aí, também existe muita pseudociência. Certifique-se de que qualquer suplemento que você tome seja produzido por uma empresa comprometida com o rigor científico. Idealmente, eles investirão em pesquisas independentes e desenvolvimento baseado em evidências, o que deve lhe dar tranquilidade de que realmente funcionará.

 

Quem deve tomar um suplemento?

 

A grande maioria das pessoas não obtém as doses recomendadas de vitaminas e minerais de sua dieta. Nessa situação, elas podem querer tomar um suplemento para ajudar a preencher as lacunas de nutrientes e garantir que estejam obtendo o necessário para funcionar adequadamente.

 

Certifique-se de que, se você tiver necessidades nutricionais ou de saúde específicas, consulte um médico antes de iniciar um novo suplemento. Dessa forma, você pode ter certeza de que é a escolha certa para você.

 

Por que as pessoas tomam suplementos?

 

Diferentes pessoas têm diferentes motivações para tomar um suplemento, e, em última análise, é uma decisão pessoal relacionada à sua saúde. No entanto, algumas razões pelas quais as pessoas optam por tomar um suplemento de alta qualidade incluem:

 

Fornecer uma rede de segurança nutricional, para que você não precise se preocupar com a origem de seus nutrientes.

 

  • Manter um corpo saudável, dos dedos dos pés aos cabelos.
  • Fazer o melhor para sua saúde futura.
  • Apoiar seus padrões naturais de sono.
  • Sentir mais energia em sua vida cotidiana.
  • Clarear sua mente para ajudar a se concentrar melhor.

Um profissional de saúde pode sugerir que você tome um suplemento para uma área específica de sua saúde.

 

Com tudo isso em mente, você pode ver que, para muitas pessoas, um suplemento pode ser benéfico. E embora pessoas com necessidades de saúde específicas devam conversar com um médico antes de iniciar algo novo, um suplemento de alta qualidade, respaldado pela ciência e oferecendo uma combinação abrangente de vitaminas, minerais, antioxidantes e ácidos graxos pode ajudar a apoiar pessoas saudáveis em sua vida cotidiana.

Agora que você sabe um pouco mais sobre suplementos, aqui estão algumas das coisas mais importantes a serem observadas ao escolher um. Algumas práticas comuns na indústria são preocupantes, então certifique-se de evitar as piores.

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